Indices Financeiros

Indices Financeiros

Todos os dias, ouvimos falar inúmeras notícias de finanças e economia. Em um mundo globalizado e vivendo uma nova fase econômica no país, as informações sobre a economia se tornaram mais relevantes que há alguns anos. No entanto, alguns brasileiros ainda não estão acostumados com alguns teremos e terminologias da área. Um desses termos que ouvimos com frequência é “índices financeiros”, mas o termo exato ainda causa muitas dúvidas sobre o que se trata de fato. A verdade é que é um conceito muito simples, mas essencial no cotidiano financeiro.

Resolvemos te dar uma ajuda e explicar um pouco mais sobre o que realmente significa os índices financeiros.

Indices Financeiros: Conceito

Indices Financeiros

O dia a dia de quem convive com movimentação financeira está diretamente ligado com os índices financeiros. Aliás, a verdade é que a vida de todo brasileiro está ligada com algum índice financeiro, mas nem sempre nos damos conta disso. Podemos dizer que os índices financeiros são analogias expressas que demonstram a relação entre diferentes dados de forma quantitativa.

O principal motivo que faz os indicadores existirem é a necessidade de análise e projeção econômica nos tempos atuais. Graças aos indicadores econômicos – financeiros – é possível, por exemplo, analisar a evolução de patrimônios de uma empresa. Quando você vê no jornal os números que indicam a inflação analisada, o valor do dólar turismo para venda e compra, ou qual o rendimento da poupança, você está acompanhando um índice econômico.

Quais São

Não existe um número preciso de quantos indicadores financeiros existam no Brasil, no entanto podemos apresentar alguns dos mais importantes. Existem os indicadores de juros, como, por exemplo, a taxa Selic, que nos mostra qual a projeção para as taxas de juros a serem cobradas pelo comércio nacional. As taxas de inflação também são muito importantes, pois analisam a inflação observada no país. Os índices IGPM, FGV, ICV e IPC são alguns dos índices-financeiros mais importantes para se analisar a inflação no país.

Também podemos enumerar os índices-financeiros relacionados às aplicações. Os números que mostram o rendimento da poupança, de investimentos em CDB ou CDI são os mais populares índices-financeiros do ramo. Também existem índices-financeiros de mercado, como a cotação do dólar, os índices da bolsa de valores e mercado futuro ou cotação do Euro, por exemplo.

Onde Encontrar

Como aprendemos hoje, existem dezenas, e talvez centenas, de índices-financeiros. Se você quiser, pode acessar alguns sites que disponibilizam os principais índices-financeiros do mercado brasileiros, como taxa de juros, caderneta de poupança, taxas de juros e uma série de outras informações da economia nacional.

Você pode acessar o site de Economia do Terra para achar uma série de índices disponíveis. Você encontrará uma série de opções de visualização de dados. É possível, inclusive, acessar indicadores de anos anteriores e comparações atualizadas.

Discussion

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.