Moeda Chilena: Veja a Cotação e as Melhores Opções de Câmbio

Moeda Chilena: Veja a Cotação e as Melhores Opções de Câmbio

A República do Chile é um país com cerca de dezessete milhões de habitantes, localizado na costa do oceano Pacífico, no continente da América do Sul. O país se destaca por possuir uma economia bastante desenvolvida, aliada a um índice de qualidade de vida comparável ao dos países mais desenvolvidos do mundo. A moeda chilena é chamada de peso chileno, cuja cotação em relação ao dólar varia de acordo com as condições econômicas globais.

Peso Chileno

Moeda Chilena: Veja a Cotação e as Melhores Opções de Câmbio

A primeira vez em que o peso foi estabelecido como a moeda chilena oficial foi em 1817, mesmo ano em que o Chile conquistou sua independência da Espanha. Entre 1959 e 1975 circulou outra moeda, chamada de escudo, até que em 1975 o peso chileno voltou a circular.

Quem viaja para o Chile pode optar por comprar a moeda chilena ou realizar seus pagamentos com cartão de crédito internacional. Neste caso os valores pagos em peso são automaticamente convertidos para o dólar, que é então convertido para o real no momento da emissão da fatura. A compra do peso pode ser realizada em casas de câmbio no próprio Brasil, casas de câmbio localizadas no Chile ou em bancos comerciais.

Os valores da moeda chilena estão divididos da seguinte forma:

Cédulas: possui notas de 1.000, 2.000, 5.000, 10.000 e 20.000 pesos.
Moedas: nos valores de 1, 5, 10, 50, 100 e 500 pesos.

Um peso é dividido em cem centavos, porém estes não são mais utilizados no país devido aos efeitos inflacionários.

Moeda Chilena Cotação

A cotação do peso é flutuante, isso é, seu valor varia de acordo com os movimentos de oferta e demanda. O Banco Central do Chile, assim como instituições equivalentes de outros países, atua comprando e vendendo a moeda chilena para evitar grandes flutuações no valor. Em agosto de 2012 a cotação média do peso chileno em relação ao real foi de 0,0042 (cerca de 237 pesos por um real).Em relação ao dólar a cotação média estava avaliada em 0,0021 (480 pesos por dólar).

O código internacional da moeda chilena é CLP.

Saiba mais sobre economia

Para conhecer mais sobre a economia do Chile e a história da moeda chilena, acesse o site da Livraria Saraiva e confira a seleção especial de livros acadêmicos sobre economia. O livro “A Economia Latino-americana – Formação Histórica e Problemas Contemporâneos, escrito por Celso Furtado, aborda os principais pontos do desenvolvimento econômico do continente. Compre o livro com desconto no site da Livraria Saraiva e aproveite para parcelar sua compra em até doze vezes sem juros no cartão de crédito!

Discussion

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.